Home Reportagens Merlin Distribuidora lança sua divisão de mercado AV para a América Latina

Merlin Distribuidora lança sua divisão de mercado AV para a América Latina

Divisão de mercado AV para a América Latina tem apoio de marcas como Panasonic, Canon, JVC, Datavideo, AJA Video Systems, Telycam e Tascam

Por Redação

Com a estratégia de ampliar sua gama comercial na indústria, a Merlin Distribuidora está incluindo em sua oferta de distribuição a linha profissional broadcast e Pro AV, na qual alcançou uma posição de liderança no mercado, introduzindo agora sua divisão de distribuição para a linha de produtos AV, contando com o apoio de fabricantes renomados como PANASONIC, Panasonic, Canon, JVC, Datavideo, AJA Video Systems, Telycam e Tascam, empresas com as quais vem desenvolvendo com sucesso o mercado audiovisual da América Latina.

A indústria de AV é vasta e composta por muitas subcategorias; e à medida que a tecnologia avança rapidamente e as opções para alcançar conteúdo audiovisual aumentam, a TV tradicional se transforma, adaptando-se às novas formas de produzir material, mas também os consumidores na forma como o consomem. Agora, mais do que nunca, as tecnologias de AV estão sendo combinadas para atender vários segmentos do mercado e requisitos de soluções AV cada vez mais complexas.

“A Merlin está sempre em busca de oferecer valor agregado e diferencial em seus serviços. Até o momento, temos experimentado um crescimento significativo com as marcas e soluções do portfólio, principalmente direcionadas ao mercado de broadcast”, afirmou Edson Marion, CEO da Merlin Distribuidora. “Aproveitando esse momento de crescimento, queremos aproveitar a sinergia para o desenvolvimento de outras vertentes dentro da indústria AV, que é altamente competitiva, mas está em franca expansão e cheia de novas oportunidades e desafios.”

Como prova do trabalho destacado que a distribuidora máster está realizando na região e dos objetivos alcançados com todos eles no ano passado em vendas, importantes fabricantes com os quais vêm trabalhando decidiram se juntar a essa iniciativa da Merlin Distribuidora, dando sua aprovação e apoio para que juntos possam desenvolver essa nova área de negócios, já com um plano de trabalho claro e desenvolvendo-o com a ampla gama de revendedores em toda a América Latina, peça fundamental para o sucesso do distribuidor mestre no mercado.

“A Merlin está adicionando o desenvolvimento da linha AV ao seu negócio e a Panasonic decidiu trabalhar em conjunto com a ideia de adicionar esse novo mercado para eles, oferecendo a todo o mercado nossas tecnologias e continuando a posicionar nossa marca na região”, declarou Rodrigo Costa, gerente de vendas da Panasonic.

“A Merlin Distribuidora é uma grande parceira comercial da Canon, com muitos anos de experiência no mercado, que nos ajuda a introduzir equipamentos de alta tecnologia da Canon em diversos mercados audiovisuais, como resultado de sua consistência comercial, estratégias de vendas e marketing sempre na direção certa”, disse Fabio Zuccaratto Migotto, Gerente de Broadcast & Cinema, PIS – Professional Imaging Solutions da Canon. “A Canon e a Merlin, no Pro Business, têm mostrado um crescimento significativo nas categorias de Cinema, Lentes, ProVideo, PTZ, Monitores e Mirrorless ano após ano, então estamos orgulhosos também dessa nova área de negócios que eles irão liderar, continuando a trabalhar com eles.”

Com a TASCAM tendo uma ampla gama de produtos que incluem players/gravadores multimídia, gravadores de áudio e vídeo, gravadores multipista, gravadores portáteis de mão/campo, consoles de gravação digital, mixers e interfaces de áudio, juntamente com produtos de podcast e streaming, processadores Dante ou produtos de instalação que oferecem um espectro de soluções profissionais com a mais alta qualidade, Joe Stopka, VP de vendas e desenvolvimento de mercado da TASCAM, expressou: “A Merlin Distribuidora tem uma base sólida de revendedores, bem como parceiros de integração de vídeo em toda a América Latina, com uma reputação invejável por ser uma organização sólida que oferece um serviço de alta qualidade a sua base de clientes em toda a América Latina e América Central”.

Para Sergio Constantino, Gerente Geral – Operações na América Latina da JVC: “A ideia é que, com esta nova Divisão A/V da Merlin Distribuidora para a América Latina, seja possível promover com mais força nossa linha de videocâmeras, câmeras PTZ, monitores, entre outros produtos, permitindo à JVC aumentar sua participação de mercado na região”. – Focando na linha de produtos A/V da JVC – “Atualmente, temos uma boa penetração em videocâmeras e monitores, mas entendemos que é possível aumentar o volume nesses segmentos. Além disso, queremos aumentar a penetração da linha de câmeras PTZ, para a qual já estamos trabalhando em uma nova estratégia de preços para o mercado desde o mês passado”.

Buscando uma explicação para essa tendência de que tanto o mercado A/V quanto o Pro A/V estão se entrelaçando cada vez mais, Constantino nos diz: “Nos últimos anos, as diferenças tecnológicas entre produtos e os fundos de investimento em ambos os mercados têm diminuído significativamente, levando a um entrelaçamento. Diante desse cenário, a linha de produtos da JVC se torna muito competitiva, pois tem um custo atraente associado a uma grande quantidade de tecnologia integrada”.

Manny Rosado, Gerente de Território e Especialista de Campo da AJA Video Systems, assegurou: “A Merlin Distribuidora vem gerenciando os negócios da AJA na América Latina e o tem feito como um distribuidor mestre deve fazer em toda uma região, que inclui diferentes países e mercados” – destacando – “Eles realmente aumentaram significativamente as vendas da AJA na América Latina, então tenho certeza de que terão um ótimo ano em 2024, expandindo ainda mais nossa presença do que conseguiram no ano passado”.

Por sua vez, Ricardo Santos, Gerente Regional de Vendas da Datavideo para a América Latina, acrescentou: “Essa mudança por parte da Merlin, olhando para o mercado de A/V também, é muito boa para nós na Datavideo, porque hoje, 80% dos nossos produtos são para esse mercado, como o de integradores ou de instalação, então essa decisão da Merlin é uma excelente notícia para nós” – tendo claro que mais produtos da marca estarão chegando em 2024 nessa linha – “Por tudo isso, nossas expectativas são de desenvolver ainda mais forte junto com a Merlin o mercado da América Latina nesse segmento, e tenho certeza de que o desenvolvimento desse mercado AV junto com a Merlin será excepcional, tendo um ótimo 2024 pela frente”.

A Telycam, fabricante focado em P&D que se especializa em soluções de câmeras PTZ de média e alta gama, com o qual também vem desenvolvendo o mercado latino-americano com a Merlin Distribuidora, também se junta a essa iniciativa do distribuidor mestre, afirmando Aaron Xia, CEO da empresa: “A Telycam está entusiasmada em fazer essa parceria com a Merlin Distribuidora, expandindo assim nossos canais de vendas na América Latina, cientes da posição de mercado que eles têm e que está perfeitamente alinhada com o roteiro futuro traçado pela Telycam”.

Já delineada junto com os diferentes fabricantes que se juntaram à iniciativa, Jorge González, gerente de vendas da Merlin Distribuidora, explica sobre a estratégia a ser adotada pelo distribuidor mestre: “Queremos estar preparados para esse passo e entendemos que, para alcançá-lo, precisamos investir e fazer mudanças importantes para que a proposta de valor faça a diferença. Primeiro, estamos diversificando o portfólio com novas soluções para impulsionar o mercado corporativo e de educação. Estivemos muito ativos discutindo com os fabricantes para fortalecer e ampliar nosso portfólio de marcas e colocá-lo ao alcance de nossos clientes e do mercado da indústria audiovisual.

Contando também com a participação de Victor Dupret, Gerente de Contas da América Latina da Merlin Distribuidora para o desenvolvimento dessa nova área dentro da empresa, González explica sobre a estratégia a ser adotada: “Em seguida, reconhecemos que, para dar suporte ao leque de oportunidades, precisamos fortalecer a equipe comercial para elevar a qualidade da proposta com um maior componente de conhecimento técnico, experiência em várias áreas e especialidades. A equipe da América Latina agora conta com um engenheiro de pré-vendas que fornecerá todas as ferramentas e assistência aos nossos parceiros comerciais para que essa colaboração resulte na otimização das operações e aceleração do fechamento de um maior número de projetos. Além disso, como uma novidade, estamos incorporando à equipe da América Latina a Luz Dary Mora, que possui vasta experiência no desenvolvimento de canais de produtos, com ampla experiência em sua gestão nas áreas de tecnologia e indústria audiovisual. Nossas expectativas de crescimento são muito agressivas e, com a paixão que a equipe imprimirá, estamos confiantes de que alcançaremos os objetivos, bem como os de nossos clientes”. – Afirmando o executivo da Merlin Distribuidora – “É desnecessário dizer sobre os planos que temos para este ano, onde executaremos um plano ainda mais agressivo de seminários e acompanhamento aos parceiros para o desenvolvimento e posicionamento de marcas na América Latina, incluindo a presença nos mais importantes Trade Shows de toda a região”.

LUZ DAY MORA RINCON
Antes de ingressar na Merlin Distribuidora, Luz Day Mora trabalhou na ViewSonic como Gerente de Vendas do Território e possui uma vasta experiência de mais de 16 anos no mercado profissional de áudio e vídeo, tendo ocupado anteriormente cargos executivos em empresas como Barco ou Panasonic.

Com base na Colômbia, ela irá trabalhar como executiva de vendas atendendo a todos os canais do distribuidor mestre, com o objetivo de ser o pilar no desenvolvimento de novos canais para a empresa na região, começando já a trabalhar nessa função, visitando cidades como Bogotá, Bucaramanga e Medellín. O foco dessas viagens é visitar novas contas e parceiros de negócios, validando o perfil de cada possível novo canal nas áreas de áudio e vídeo profissional que se juntem, além de discutir com eles de que forma a Merlin Distribuidora, junto com as marcas que representa na região, pode contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos negócios de seus parceiros, sendo uma tarefa árdua, pois há muitos integradores trabalhando atualmente no mercado.

“Validando dessa maneira a filosofia que a Merlin Distribuidora mantém de estar sempre presente, de mãos dadas com todos os seus parceiros na América Latina, apoiando-os e fornecendo suporte junto com as fábricas que representamos em todo o processo dos projetos que nossos canais desenvolvem, e não apenas como um simples fornecedor de equipamentos”, conclui González.

Site relacionado: https://www.merlindistributor.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

Merlin Distribuidora lança sua divisão de mercado AV para a América Latina | AVAV 13/03/2024 - 12:06

[…] , 2024-03-13 11:18:50 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Merlin Distribuidora lança sua divisão de mercado AV para a América […]

Comentários fechados.