Web Summit Rio 2024 foi evento das startups e das mulheres empreendedoras

Por Elenita Andrade

O Web Summit Rio 2024 ficou devendo em relação ao carbono zero, o deslocamento para chegar ao evento sediado no Riocentro, Barra da Tijuca, combinado com o trânsito caótico do Rio de Janeiro, não é uma boa aposta e a cada ano se torna mais difícil chegar ao local do evento, esse é o único ponto negativo, agora vamos aos vários pontos positivos, que sem dúvida é o maior encontro de entusiastas e profissionais de tecnologia do mundo. Mais de 34 mil pessoas circularam pelos três dias do evento, de 16 a 18 de abril, que reuniu mais de 100 países.

Com 518 speakers, sendo 47% de mulheres, distribuídos em vários palcos pelo Riocentro, divididos entre lideranças globais e personalidades da inovação que abordaram assuntos como marketing, inteligência artificial, saúde, criptomoedas, comércio eletrônico, big data, entre outros.

A Inteligência Artificial foi sem dúvida a protagonista do evento, com discussões sobre como aplicá-la, regulamentação dos governos, interferência geopolítica na tecnologia e uso de matrizes energéticas.

Entre os destaques que marcaram presença no evento: Fábio Coelho, diretor executivo do Google Brasil. Tyler Li, presidente da BYD Brasil. Gabriela Comazzetto, líder de soluções globais do TikTok na América Latina. Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, influenciadora e youtuber. KondZilla, fundador e diretor do canal KondZilla. Luiza Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza, Flávia Alessandra e Otaviano Costa, atores, apresentadores e empreendedores. E o adorável cantor e compositor Gilberto Gil.

Startups no Web Summit

O Web Summit Rio 2024 foi a edição de sucesso das Startups, dentre os presentes no evento, a carioca deco.cx foi a ganhadora da competição de startups do evento. A empresa é uma plataforma SaaS que facilita a criação de sites para e-commerces a partir de templates prontos, criada pelos empreendedores Guilherme Rodrigues, Luciano Junior e Rafael Crespo.

A G Growth, de Florianópolis, também esteve no Web Summit Rio em busca de investidores e early adopters para o uso do seu software. A plataforma foi criada para fornecer uma solução abrangente que ajuda as empresas a monitorar, planejar, testar e otimizar campanhas de marketing digital.

Outra novidade apresentada no evento foi a Dott.ai, plataforma low code que promete simplificar a execução de testes de performance e APIs.

Um dos painéis mais aguardados foi o “Digital First: a nova economia brasileira”, que reuniu Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza; Mate Pencz, CEO da startup Loft; e Rodrigo Marques, chefe de estratégia da operadora da Claro. “Em toda reunião alguém fala que educação é a base de tudo. Escutamos isso há anos, mas precisamos de um plano que dê educação, saúde e moradia a todos. Só a sociedade civil unida vai conseguir proporcionar isso”, explica Luiza Helena Trajano.

Expositores parceiros

O evento reuniu também 175 parceiros, entre eles, Salesforce, Lumx, Huawei, IBM, Sap, Itaú e Getronics, que marcaram presença no evento expondo novas tecnologias.

A Lumx, empresa pioneira em soluções blockchain na América Latina, além da exposição, liderou um painel sobre tokenização e apresentou seus cases de sucesso com grandes empresas como a Sympla. Antonia Souza, COO da Lumx, ressaltou a importância de participar do evento, “esse é o nosso segundo ano no evento, em 2023 tanto na edição brasileira quanto na de Lisboa os resultados para a Lumx foram excelentes. Além de nos conectar com empresas de diversas partes do mundo, os insights gerados pelos painéis foram muito bons. Estamos muito felizes em participar mais uma vez e animados com todas as oportunidades que o evento nos traz”.

A Getronics, consultoria multinacional de TI com sede na Holanda e presente em mais de 180 países, participou do evento pelo segundo ano consecutivo e apresentou IA Conversacional aplicada ao fortalecimento do Customer Experience (CX). A empresa esteve no evento em parceria com a OneReach.ai, que foi reconhecida em 2023, pelo segundo ano consecutivo, como líder do Quadrante Mágico para plataformas de IA Conversacional empresarial.

Para Elisabete Mleczak, Global Chief Commercial Officer (CCO) da Getronics, a aliança estratégica estabelecida com a OneReach.ai, permite multiplicar as oportunidades para os clientes em todos os setores. “A partir da criação de novos negócios e oportunidades será possível por meio das soluções de alto valor que estão sendo construídas, o desenvolvimento de plataformas de transformação digital e nos resultados que a IA vem obtendo”, explica a CCO.

A Salesforce, líder mundial em tecnologia de CRM, participou do Web Summit Brasil 2024 com um estande dedicado à demonstração e exploração do Einstein 1, ferramenta da Salesforce que capacita as empresas a tomarem decisões mais inteligentes, impulsionadas por dados e análises avançadas. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar as capacidades do Einstein 1, que une inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise avançada para fornecer insights preditivos, automatizar tarefas e personalizar experiências para os clientes.

Meus Insights

O que eu vi no Web Summit Rio 2024 foi uma organização com o credenciamento decentralizado, zero filas, ausência de algumas BigTechs na exposição e vários espaços de chão vazios, que com certeza poderiam ser preenchidos. Além de IA como protagonista absoluta, e tecnologias de cachorro-robô ao tratamento de água baseado em luz.

Foi incrível ver muitas mulheres empreendendo, 45% das startups participantes foram fundadas por mulheres, um show! Mas também houve muita conversa sobre desemprego devido ao avanço da IA. Luiza Trajano disse estar muito preocupada com a torre da Claro que vai passar no meio da sua fazenda, mas se mostrou muito empática em relação a geração de oportunidades para o povo brasileiro.

Muitas, muitas startups mesmo. Um dos inovadores foi o casal fofo Flávia Alessandra e Otaviano empreendendo, pós encerramento do contrato com a Globo. Uma fofoca, não tão quente, foi um empreendedor que teve sua apresentação interrompida por falar em português, foi advertido nos seus preciosos dois minutos e teve que concluir o pitch em inglês.

Agora com os assuntos mais atuais, o historiador Adam Tooze falou que o mundo vive um cenário de policrises, que é o acúmulo de crises globais, como a climática, democrática, sanitária e diplomática. E o diretor executivo da Google Brasil, Fábio Coelho, que defendeu uma postura política neutra nas plataformas digitais, será que isso é mesmo possível? E Mike Brok, CEO da TBD, ressaltou o papel do Bitcoin na movimentação global de valor.

Mas o que fechou a semana de empreendedores foi a Festa na Gávea, o Night Summit, onde as pessoas bebem e continuam a falar de negócios! Fantástico!

A primeira edição no Brasil, que ocorreu ano passado, foi mágica e teve aqueles óculos cor de rosa que tudo é incrível. Mas já em 2024, o fator surpresa não existia, no entanto, o ambiente, a atmosfera do local e o encontro e reencontro com amigos de tantos outros eventos não tornou o evento menos mágico que do ano anterior. Vamos ver como serão os próximos.

Deixe um comentário